Friday, August 26, 2005

Homens de branco.

Nem só de trabalho vive o homem. Ele também tem que comer e dormir.
Hoje foi dia de muito trabalho. Reunião a tarde inteira para definir todos os detalhes da produção do comercial que vamos filmar a partir de domingo. É um processo longo e cansativo que diz respeito a tudo que vai aparecer no filme: elenco, figurino, locações, música, fotografia, edição e muito blá, blá, blá e "eu acho" para aqui e para lá. Muitos "eu acho" mesmo.
A sorte é que os clientes são pessoas muito, muito bacanas mesmo.
É o meu primeiro contato mais intenso com os locais de Dubai e descobri uma coisa extraordinária sobre eles:
são iguaizinhos à gente.
Estes dois especialmente são ainda mais iguais. Eu não podia imaginar quando vi os dois pela primeira vez na reunião de apresentação do filme. Eles estavam usando as roupas tradicionais locais. Ele de dish dasha (aquela roupa de milhonário do petróleo) e ela de preto com o cabelo coberto - a versão tradicional local.
Muito simpáticos, mas confesso que a roupa tradicional coloca uma distância entre nós a princípio - o que é uma besteira.
Já no aeroporto o cara me aparece de camiseta e tênis. Parecia algum amigo de faculdade.
Hoje na reunião conversei muito com eles e descobri que são gente como a gente. Gostam das mesmas coisas, são empolgados e interessantes. E mais uma coisa interessante: eles só falam inglês entre eles. Não que isso seja o padrão, mas está se tornando mais e mais normal. Não sei o que vai ser da língua árabe por aquelas bandas em algumas décadas. Já ouvi de várias fontes que está cada vez mais difícil encontrar pessoas que falam um árabe perfeito. É uma língua muito complexa e que é ainda mais difícil de se escreverm e ler. Vamos ver o que o tempo vai nos dizer.
Só sei que a gente descobre nestas nossas andanças que tem uma galera gente boa para todo lado.

No comments: