Sunday, August 14, 2005

As mulheres de preto e os tons de cinza.

Existem coisas com as quais eu ainda não me acostumei. Sempre me considerei uma pessoa com a mente aberta, mas todo mundo tem o seu ponto de tensão.
Para mim é ver as mulheres com seu rosto coberto. Totalmente coberto. Mesmo aqui nas Emirates Towers elas aparecem, para comprar Cartier, Gucci e outras marcas caríssimas. Andam em bandos do Ibn Batuta Mall e em outros lugares frequentados pelos locais. Que tipo de cultura é essa que faz com que os membros de um determinado sexo tenham parte de sua individualidade escondida do resto do mundo? Que faz com que essas mulheres se transformem num que só pode ser olhada pelo seu proprietário. Aí vejo as crianças, meninas ainda com seus rostos descobertos. Quanto tempo vai demorar para que sua imagem seja escondida para sempre? Como será que as crianças vêem este futuro obscuro? Será que é justo?

Eu sempre questionei as verdades. Especialmente as minhas verdades. Minha digníssima esposa sempre me disse que eu sou do contra. Se alguém diz que existe vida em outros planetas eu digo que não e testo os limites da outra afirmação. Se alguém afirma categoricamente de que não existe prova de vida em outros planetas eu contra-ataco. Assim é a minha maneira de construir meu mundo. Uma aventura dialética interminável. É desgastante, porque no fim você acaba descobrindo que não existe verdade, mas sim verdades. E eu acabo de fazer uma afirmação muito forte - uma verdade. Será injusto questionar a validade dos costumes locais?

Vamos nos imaginar no lugar de uma sociedade extremamente, absurdamente e estranhamente liberal.
Como eles veriam nossa sociedade ocidental? Por que as mulheres têm que usar a parte de cima do biquíni nas nossas praias e piscinas? Por que a maioria das mulheres assumem os nomes de família dos maridos quando casam? Por que elas ganham menos, são promovidas menos e têm menos chances? Por que é difícil ver uma mulher rica se envolvendo com um homem mais pobre e não o inverso? Por que a maioria dos homens acha humilhante ganhar menos que a mulher - e não ser tão bem-sucedido como ela? Por que é impensável para um homem abdicar de sua carreira para cuidar dos filhos?
Como uma sociedade totalmente igualitária veria estas contradições desta nossa sociedade "moderna"?

Talvez para eles fosse tão chocante como é para mim passear pelo Ibn Batuta Mall e ver as hordas de mulheres locais na sua frenesi de consumo debaixo de seus véus. Anônimas e ocultas.

Mas aonde começa o que é certo e o que é errado? Ninguém pode dizer e todos podem dizer. A idéia de certo e errado não está escrita na matéria e nas leis do universo. É algo criado pela mente do homem. Por mais que achemos que a resposta está além de nós é a nossa decisão que faz com que eles sejam reais. E este conceito varia de cultura para cultura, de país para país, de pessoa para pessoa, de uma época para outra.

O que eu posso afirmar é o que é certo para mim agora. Eu nem tenho mais certeza do que era certo para mim no passado. Nossa mente tem a capacidade de moldar o nosso passado à semelhança do que somos hoje.

Mas, como dizia Sartre, o Homem está condenado a ser livre. Mesmo que a expressão desta liberdade seja a total ausência dela.

Ou, como dizia meu avô querido, viva e deixe os outros viverem.

No comments: