Monday, October 24, 2005

Onde fica?

O tempo passa. A tecnologia chega. Carros velozes e modernos, internet, tv a cabo, edifícios que parecem ter saído de filmes de ficção científica...
Mas qual é o seu endereço?
Aqui em Dubai as coisas não tem endereço.
Achar um nome de rua é um parto. As avenidas até tem placas, mas vai tentar achar um número...
Para se localizar aqui você tem que ser um pouco beduíno.
Onde fica este oásis?
Ande 2 dias até uma árvore grande na direção do pôr-do-sol e vire à esquerda. Mais um dia de marcha e você chega no lugar.
Ainda é assim.
Os anúncios não tem endereços. Tem telefones.
Você liga para o lugar e eles dizem como chegar lá.
"Vá até a torre do relógio e vire em direção ao Al Khaleej Plaza Hotel. Quando cruzar o Al Maktoom Building você vai ver uma Coop - diminutivo de Cooperative, um supermercado local -aí você me liga que eu vou te pegar"
As indicações são assim. Mas com um sotaque estranho falando nomes ainda mais estranhos.
Já estou acostumado a me perder - faz parte da aventura.
Os lugares não tem CEP ou ZIP code.
O que acaba acontecendo é que toda a nossa correspondência acaba indo para os lugares onde trabalhamos - que em geral ficam em edifícios conhecidos e têm caixas postais que agilizam o processo.
Correio aqui é transportado por lesmas disfarçadas e os carteiros têm cérebro de pombos-correio para achar os lugares.
E neste exato momento tenho um jantar para ir sabe onde?
Sabe aquela árvore grande? Siga até ela e vire à esquerda.
Assim caminha a humanidade.

1 comment:

mauro said...

seria pior se eles ainda confundissem esquerda com direita