Monday, April 19, 2010

Visite Decorado

Eu costumo dizer que nós temos que nos definir pelo que fazemos. As besteiras e as coisas boas, as grandes sacadas e as grandes mancadas.

Como quase todo mundo passa a maior parte de sua vida adulta dentro de um escritório, o que se passa lá dentro.

Mas como um bancário mostra o seu legado? Ele coleciona fichas de depósito de cheques e retiradas bem feitas?

Ou o padeiro? "Ei, dá só uma olhada neste pão maravilhoso que eu fiz em no dia doze de outubro de 1998..."

Ou o funcionário público mostrando orgulhoso sua coleção de carimbos. "Este carimbo aqui era especial, eu só usava às terças-feiras. Tinha uma fila de três meses esperando pela oportunidade..."

O que acaba acontecendo é que a única coisa que a maioria das pessoas guarda de lembrança é o relógio que eles dão quando você completa 25 anos numa mesma empresa.

A vida do publicitário pode ser cheia de altos e baixos, como qualquer outra mas tem uma grande diferença: estes altos e baixos em geral são bem documentados. Isso porque em geral os criativos das agências de propaganda mantém um portifolio com seus anúncios.

Em vez de currículos, carregamos pastas embaixo do braço com exemplos de trabalho que executamos no passado. E essa é a maneira para despertar o interesse nos nossos possíveis contratantes.

O portifolio deveria mostrar o que o profissional fez de melhor, o que não garante a qualidade.

Há algum tempo atrás os portifolios começaram a ser substituídos por laptops e, mais recentemente, por versões online dos mesmos.

Para mostrar que faço parte deste grupo estatístico gastei algum tempo colecionando algumas coisas que fiz durante a parte mais recente da minha carreira e coloquei tudo na rede, para que todo mundo tenha a chance de admirar ou detestar o conjunto do meu trabalho.

Por isso, se alguém tiver um tempo sobrando para tentar decidir se sou ou não uma fraude, aí vai:

http://guikipedia.squarespace.com

3 comments:

Geraldo Brito (Dado) said...

Gostei de ter descoberto seu blog. Interessante o que você está compartilhando sobre Dubai - esse país tão cheio de grana. Deu vontade de ir para um lugar assim. Parabéns pelo blog e êxito no trabalho!

Geraldo Brito (Dado) said...

Ah, ótimo o trocadilho "Dubailacobaco"!

Anonymous said...

Guimba,
Parabéns pelo seu Guikipedia !
É uma pena eu não poder colocar meus filminhos no ar também ! :(
E mesmo se pudesse, poucos exceto sua mulher apreciariam a real beleza dos mesmos
Um grande abraço
André