Thursday, November 03, 2005

O Ramadan terminou.
E também terminou mais um projeto extremamente desgastante que me tirou do ar por uma semana, com direito a noite virada e tudo. Um daqueles projetos internacionais com 4 agências da rede envolvidas - nós, Londres, Noviorque e - surpresa - Brasil!
Como são irritantes estes projetos. Cada lugar tem uma idéia do que deve ser feito, todos apresentam coisas completamente diferentes e acham que estão certos. O problema é que é um projeto para o Oriente Médio e nós éramos o centro de tudo.
Óbvio que o pensamento estratégico que foi gerado aqui era mais elaborado, completo, definido, abrangente e EXTREMAMENTE CHATO.
As outras agências não tinham essa preocupação e apresentaram coisas interessantes e divertidas. Para nós foi um porre porque nossas comerciais tinham que dizer 1427 coisas diferentes, em 60 segundos.
Os passos eram definidos em conference calls - um dos maiores males do mundo corporativo contemporâneo. 30 pessoas curvadas em frente a aparelhos de telefone sem saber muito o que fazer e sem entender direito o que está se passando. Lindo!
E é melhor ainda quando elas são longas.
12 horas antes da apresentação e não tínhamos nada. Tudo, inclusive o material mandado pelas outras agências da rede, foi tachado de "fora da estratégia". Tivemos que sentar eu e outro diretor de criação e criar 5 filmes em 3 horas. 4 deles foram bombados novamente pelo picão local e pelo picão internacional que veio para cá especialmente para a apresentação. Aí remendamos idéias de outras agências, mudamos as nossas, viramos a noite e - surpresa - fizemos uma apresentação impecável.
O cliente deve ter achado que estávamos com tudo pronto há mais de 2 semanas e só ficamos ensaiando...
Parece aquelas cidades cenográficas de Hollywood. Só a fachada é real. Se o cliente olhasse atrás de mim iria ver os cabos e as estruturas que estavam me mantendo em pé.
Ah, o maravilhoso mundo da propaganda...

No comments: