Sunday, July 11, 2010

O vôo mais longo da história.

Eu sempre achei que o vôo de Dubai para São Paulo era o mais longo do mundo. Claro que no papel tem vôos mais longos. Afinal o que são 15 horas e meia dentro de um avião em comparação com as 16 horas e meia que leva o vôo sem escalas de Dubai para Los Angeles, ou as 19 horas de duração de uma viagem de Cingapura para Nova York sem escalas - o vôo mais longo da aviação comercial nos dias de hoje? Nada, se eles estiverem apenas no papel.

Acontece que eu já voei para São Paulo, várias vezes, e posso confirmar: não existe vôo mais longo. Minha adorada esposa tem uma maneira muito interessante de descrever qual é a sensação de passar quinze horas e meia dentro de um avião: você assiste 4 filmes, lê um livro, conversa, almoça, janta, faz um lanchinho, dá umas duas dormidinhas básicas e ainda estão faltando 4 horas para chegar.

Não acaba nunca.

Mas eu descobri como estas 15 horas e meia podem se estender ainda mais, se transformarem em uma eternidade. E para isso você nem precisa estar dentro do avião.

É só deixar sua filhinha de seis anos viajar sozinha neste vôo e esperar 15 horas e meia até ter notícias delas.

Bom, na verdade são mais de 15 horas e meia porque tem o embarque, controle de passaporte, espera, vôo, pouso, controle de passaportes, bagagens...

No total foram quase 20 horas de espera até ouvir a vozinha dela dizendo que estava tudo bem. Claro que um contato muito breve, já que ela estava muito mais interessada em brincar com a priminha e a vovó Vera do que que em apaziguar os espíritos torturados por ansiedade e culpa dos seus pais. Um ótimo sinal de que tudo correu bem.

A sensação foi de que se passaram pelo menos umas 72 horas.

E não é só isso. Eu já tinha experimentado a sensação de distância antes, quando vim para Dubai e fiquei separado das minhas meninas por quatro meses. Mas a Carolina era pouco mais do que um bebê com menos de 2 aninhos e ela estava com a mamãe. O que aconteceu agora é diferente. É o momento em que você percebe que o cordão umbilical está sendo cortado e que seus filhos são entidades independentes de você, que eles podem ser felizes e prosperarem sem que os pais estejam sempre ao redor.

Claro que ela ainda é uma menina de 6 anos de idade e uma viagem para o Brasil não significa que ela vai se casar e ter filhos enquanto estiver por lá, mas é um sinal das coisas que estão por vir.

Muita gente pode achar loucura deixar crianças viajarem uma distância dessas. E eles estão certos. Mas são essas loucuras que fazem a nossa vida rica e interessante. Bom, não fazem a vida assim tão rica porque eu nem quero falar sobre o preço da passagem...

Agora é só aguentar 30 dias de saudade para poder curtir outras 20 horas de ansiedade.

3 comments:

Anonymous said...

Gui, acredita que ainda não consegui ver a Carol.
Todos a monopolizam !
Vou tentar amanhã novamente.
Espero vcs em Dezembro !!

Branda

Rossana Sadir said...

Gui, que coragem! Tendo viajado com as criancas por todos os lugares, ainda nao o fizeram sozinhos, e para uma viagem tao longa! Parabens pela experiencia!

A proposito, embarco hoje para Dubai neste mesmo voo que voce comenta. Vamos so por escala, ja que dai viajamos a Bagkok -- viu da para ser mais longo ainda!

Na volta, no dia 18 de agosto, espero que nos encontremos!!

Bjs
Rossana

Anonymous said...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel