Sunday, February 15, 2009


Salve a Donzela de Ferro.

Vinte e quatro anos depois finalmente assisti ao show que perdi no Rock in Rio.
Claro que meus pais não deixaram aquele moleque magrelo de catorze anos embarcar sozinho para a capital fluminense. Ele ficou na vontade, ouvindo a versão em vinil do show até gastar.

Doze anos depois veio a primeira chance de ver os caras ao vivo em em cores. Mas não foi a mesma coisa. As músicas não eram as mesmas que eu queria e talvez eu também não fosse o mais mesmo. Muito bom, mas poderia ter sido perfeito.

Corta de novo. Nos movemos para o futuro, mais treze anos - quase o número de anos que eu tinha quando perdi minha grande chance. Estou em Campinas e meu grande amigo André Brandalise me conta que a turnê iria passar no Brasil em Março. E lá estava eu em Campinas, pronto para voltar para Dubai...deixando a possibilidade de assistir aos catorze mil quilômetros e vinte e três horas de viagem para trás.

Claro que como todo grande amigo o André esfregou na minha cara o ingresso. "Já comprei, vou estar lá e você não!".

Se você algum cara te tratar bem pode ter certeza que ele não é seu amigo. Amigos de verdade enchem o seu saco, te provocam, te chamam de um monte de coisas ruins e você pensa "caramba, o cara é o maior brother" - e tenta provocá-lo pelo menos três vezes mais.

Mas encher a paciência não é o suficiente no competitivo universo macho - tem que pagar na mesma moeda. E eu não sabia que os deuses do Metal estariam do meu lado - pelo menos nesta oportunidade.

Cheguei em Dubai e meio sem querer, no meio de uma conversa com um colega de trabalho, que a Donzela de Ferro viria para essas paragens. Glória!

Cadê meu ingresso?

Mas não podia ficar assim...uma semana depois estou em Beirute para a finalização de um comercial que filmamos - aquele mesmo da libanesa beiçuda superstar. Quando você senta na ilha de edição para editar um comercial em geral é um misto de agitação e ócio. Primeiro você vê o material editado e tem que fazer uns cinquenta comentários - essa é a parte tensa. Aí você tem que esperar horas para eles fazerem todas as mudanças - a parte do ócio.

Durante este ócio eu liguei meu laptop e fiquei surfando na net feito um zumbi. Saí para ver um filme num shopping perto e quando voltei o Skype estava piscando: chamada de André Brandalise.

Ligamos nossas câmeras e ficamos conversando por uma hora, sobre todos os assuntos. E, antes de terminar, claro que ele me provocou de novo falando dos show. E eu fiquei quietinho.

Vingança é um prato mais saboroso servido com frios. Vai um salaminho e um queijo tipo reino aí.

De volta para Dubai leio mais sobre a turnê. Com se estivessem atendendo aos pedidos já quase esquecidos de um moleque de catorze anos feitos há vinte e cinco anos, o tema do show é reviver o show mais famoso que eles fizeram nos anos oitenta. Aquele que eu perdi.

E lá vou eu para o meu primeiro grande show em Dubai.

Uma coisa você pode dizer sobre rock clássico: é sempre um encontro de gerações. Moleques de dez anos de idade se misturam com tiozinhos com cabelos brancos e mesmo sem cabelos. Em qual das categorias será que eu me encaixo?

Naquela noite eu tinha catorze anos de idade.

Claro que tirei montes de fotos, pulei e cantei como um retardado e me filmei abusando verbalmente do meu grande amigo enquanto a banda tocava uma das músicas favoritas para postar depois no YouTube. Mas o meu plano infalível - esse é o meu lado Cebolinha - não funcionou - exatamente como o Cebolinha.

Tentei ligar de lá para o André enquanto o Iron Maiden tocava Phantom of the Opera, mas o maldito celular não funcionou. Gambá de sorte.

No fim do show o moleque, feliz da vida, andou até seu carro, voltou para casa, para sua esposa, sua filha e sua carreira. Vinte e cinco anos depois.

4 comments:

Anonymous said...

Ah!, mas devia ter ido com você ao Rio naquele festival. Arrependimento não mata, mas dói de vez enquando. Vou comprar um cd desses malucos e tentar entender como um menino de 14 / 38 anos se sente ao ouvi-los.
Talvez eu me renove, pois você e sua irmã têm esse dom maravilhoso de me tirar da zona do conforme e me empurrar pela via afora.
Seu fã, seu amigo, sempre. (Comovido como o diabo, como sempre). Te amo.
Lázaro, também Guilherme, também Rangel.

Anonymous said...

Gui,
Realmente vc se conteve aquele dia lá em Beitute (ou seria X-frango?). Lanches rápidos à parte, não apenas se conteve naquele dia, como em todos a seguir, até eu ler de novo seu blog.
Parabéns pelo show !! Estou ansioso para que chegue a minha vez. Seria ótimo termos ido juntos para curtir enchendo o caneco e berrando run to the hills !, mas fica para a próxima (se os caras não morrerem antes)
Em março tem Iron em Interlagos. Vamos ver se consigo registrar e colocar no Youtube.
Grande abraço !!

Anonymous said...

Primeiro dia depois do Iron Maiden em Interlagos.
Foi um show sensacional
O maior público em show solo do Iron Maiden.
Depois eu mando um videozinho.
Um abraço
André

Michael said...

Guimbalogic,

Eu fui no Show da Donzela Enferrujada aqui em Seattle faz cerca de 1 ano...
demais...
fiquei rouco 3 dias...
isso porque foi numa segunda
e sabado tinha ido ver Rush...
FALA SÉRIO!!!
Bratz
MW