Thursday, July 16, 2009

Na Lama.


Chegou o dia.

A tão antecipada - e adiada - mudança de endereço da agência finalmente aconteceu. Depois de uma semana inteira de caos, caixas empilhadas e gente distraída pelo barulho e confusão o dia chegou. Quinta-feira, enfim o último dia da Young & Rubicam Dubai na badalada Jumeirah Beach Road.

Foram mais de 9 anos de espera para a tão falada mudança. Só para se ter uma idéia quando eu fui contratado pela agência eles me falaram que mudaríamos em alguns meses - e isso foi há quase 3 anos.

Mas o dia finalmente chegou e para comemorar o evento alguém teve a idéia de fazer algo singelo e intimista: uma guerra de lama no meio da agência. E como, o lugar seria renovado, que tal quebrar tudo no processo? Grande idéia.

E foi o que aconteceu.





A quinta-feira começou normal, até que me arrumaram uma marreta. Aí começou a demolição. Quase todas as paredes foram destruídas por uma turba cada vez mais incontrolável. Mas o melhor estava por vir - uma piscina infantil cheia de lama esperava por todos os foliões logo depois do almoço.

Quando você trabalha em propaganda em geral se acostuma a ver coisas que banqueiros, engenheiros e até mesmo pessoas de marketing achariam um tanto estranha. Mas a visão de umas quarenta pessoas cobertas de lama brincando no meio de um escritório eu diria que não é algo que se veja todo dia.

Tenho que confessar que eu estava tentando me manter afastado mas chegou um momento em que fui cercado e recebi um ultimato: ou iria para a piscina por bem ou por mal. Preferi a segunda opção, principalmente porque me deu a chance de tirar o tênis e respirar fundo antes de ser lançado na lama.

No final da brincadeira eu estava enlameado até do lado de dentro das pálpebras.

Claro que depois de estar coberto de lama não tem como manter a pose por isso me juntei aos foliões e fiz a vida de quem estava limpo miserável. E eu não estava sozinho. Junto de umas 25 pessoas estavam o diretor de criação executivo e o nosso diretor geral - os rola-grossas.





Mais foi muito pior do que se imagina o caos que se instaurou. A mudança ainda não tinha acabado. Aliás, mal tinha começado. A mobília, que viria para a nova agência, ficou completamente enlameada. Os computadores foram tirados às pressas pelos heróis do departamento de IT - os caras tinham que desplugar os as máquinas e levar tudo enquanto desviavam de jatos de lama que voavam para todos os lados. Uma cena digna de um filme sobre a primeira guerra mundial. A única diferença é que os caras de IT estavam mais tensos que os soldados correndo em direção às metralhadoras inimigas.

Quase todo mundo tomou uns tombões dignos de vídeo cassetada - inclusive o autor deste blog. A maior parte caiu na lama. Alguns no chão duro - inclusive, infelizmente, o autor deste blog.

No final como entrar no carro e ir para casa? Eis a grande questão. Alguém teve a linda idéia de ir para os banheiros e se lavar lá. Para você imaginar como o lugar ficou depois da baderna, pense no que aconteceria se um elefante tivesse um caso gravíssimo de diarréia explosiva em banheirinho. Deu para imaginar.

Parcialmente limpos fomos todos à pé para a praia para completar nosso ritual de despedida.

Que coisa suja, infantil, destrutiva - e memorável.

À vezes a gente tem que parar para apreciar coisas extraordinárias que acontecem nas nossas vidas que pensamos que são comuns.

Não é impressionante como a mente humana funciona? Imagine se esta energia e criatividade fosse aplicada para curar doenças, evitar o aquecimento global ou acabar com a fome. O mundo seria um lugar muito melhor - e com certeza muito mais chato.

1 comment:

mo gribel said...

Me explica só uma coisa?
O prédio vai ser demolido????
Pq com marretas e lama, só restará isso! rs