Wednesday, December 14, 2005

O dia em que a terra tremeu.

Estar em Dubai é sempre interessante. Sempre tem uma novidade para contar. Infelizmente o ritmo da minha vida tem sido tão alucinante que tenho falhado em postar neste blog regularmente. E pode ter certeza que tem muita coisa para acontecendo.
A antepenúltima coisa interessante que aconteceu foi mais um item para entrar no meu currículo.
Estava eu aqui na minha sala no 17o. andar das Emirates Towers, logo depois de comer um típico prato local chamado Big Mac, quando senti que tudo estava balançando. Meu primeiro pensamento foi "o que será que eles colocam neste molho especial?".
Realmente as coisas estavam sacudindo. Era um terremoto.
Interessante que em momentos como este você fica sem ação, sem saber o que fazer, abestalhado, parvo, abobalhado.
Nada na vida pode prever o que acontece em situações inesperadas, você fica a mercê dos seus instintos, da sua capacidade de improvisação e, pior de tudo, do espírito da matilha.
Isso mesmo. Em situações de estresse agimos em bando. Uma inteligência - ou estupidez - coletiva toma conta de todos nós.
Demorou alguns minutos até entendermos o que estava acontecendo. Aí todos fugiram do prédio - tentando preservar as aparências, mas fugindo do mesmo jeito.
Depois de algum tempo a segurança do prédio veio dizer que era seguro voltar, que nada mais ia acontecer.
E, acreditem, as pessoas voltaram!
Tenho certeza que a admnistração do prédio ligou para Princeton e Harvard para colher esta informação antes de passar para a gente...
Em momentos como estes as pessoas voltam a ser crianças. Precisam que alguém mostre o que é certo e errado e que lhes digam o caminho.
Eu demorei mais um pouquinho, para enfatizar minha independência, mas fiz o mesmo no fim.

O que aconteceu foi um terremoto de 6.5 graus na escala Richter com o epicentro em uma cidade do Irã a 250km daqui. Matou algumas pessoas e destruiu umas casas. E foi a primeira vez que um evento como esse foi percebido em Dubai.
A Dri por exemplo só ficou sabendo depois que eu liguei para contar. Pelo jeito só os prédios mais altos - que são como imensos pêndulos - sofreram claramente os efeitos do choque. E as Emirates Towers têm mais de 50 andares.

É muito estranho estar numa situação como esta. É como se o planeta estivessa fazendo uma exclamação que diz claramente "ei, amigos, por mais que você pensem o contrário quem controla as coisas por aqui sou eu".
Faz a gente se sentir bem pequeninho.

Essa eu vou colocar no currículo. E olha que nem estava no pacote...

No comments: